terça-feira, janeiro 10, 2006

A Administradora

Neidi Becker é uma brasileira que tem dado que falar.
A sua história parece um daqueles contos à americana em que, sem formação e sem qualificação, as pessoas conseguem aceder a um mundo privilegiado.
Eis alguns pormenores:

- Consta que Neidi trabalhava no C.C. Colombo, no restaurante “Sr. Bacalhau”, restaurante com um nome, por si só, apelativo para directores esfomeados.

- Foi subitamente contratada para exercer funções de Administradora do Depósito de Bens Penhorados do Ministério da Justiça (Vila Franca de Xira), função pela qual receberia cerca de 1700 euros.

- Curiosamente quem a contratou diz que trazia excelentes referências do “Sr. Bacalhau” (o que explica qualquer mal entendido e justifica plenamente a contratação) e que Neidi era responsável pela logística do bacalhau e do coirato, o que é exactamente a mesma coisa que gerir um Depósito de Bens Penhorados para o Ministério da Justiça.

- Os responsáveis pelo “Sr. Bacalhau”, dizem que mal a conhecem, que só trabalhou lá cinco dias, e que de facto trabalhava no “Sr. Coirato”…(então Neidi? É Bacalhau ou Coirato? Os directores pelos vistos não têm preferência.). Além disso era tão boa funcionária que nenhum dos restaurantes a parece querer de volta…

- Houve quem dissesse que a rapariga era perfeitamente qualificada para as funções de Administradora, mas veio-se a saber que Neidi é detentora de uma licenciatura em Geografia tirada no Brasil (que em Portugal pelos vistos equivale a uma licenciatura em Gestão. Começa com a letra G, é tudo a mesma coisa.) Também se disse que a Neidi era discreta. Acredito. Com treino qualquer um chia baixinho.

- A sua contratação foi feita por Ernesto (Desonesto?) Moreira, Director do Departamento de Administração Geral do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial (I.G.F.P.), sob a alçada do Ministério da Justiça. Pode-se observar com clareza a boa gestão financeira e a justiça da adjudicação sem concurso.

- A contratação foi conseguida com a aprovação do Presidente do I.G.F.P., António Morais (Amorais?).

- Ambos saíram de funções graças ao escândalo.

O digno Sr. Luís Salgado de Matos, na sua coluna jornalística publicada hoje, manifestou a sua indignação contra os “bufos” que denunciam estas situações, deixando no ar a possibilidade da rapariga até ser muito competente (fazer o quê, resta saber), o que até dá a ideia de que conhece muito bem a referida Neidi.
O que eu gostava de saber é: afinal quantos personagens com uma reputação a manter é que comem bacalhau e coirato nos restaurantes de centro comercial?

A verdade é que este caso só tomou tais proporções porque a rapariga é brasileira.
É sem sombra de dúvida uma situação de discriminação e xenofobia se tivermos em conta o caso, também recente, de Susana Dutra (3254 euros mensais para lançar o novo portal do Ministério da Justiça, que até agora é inexistente), de que pouco ou nada se fala.
Não é sequer possível estimar a quantidade de casos do género, uma vez que este tipo de institutos tem legitimidade para fazer adjudicações directas. Porquê? Porque no governo também há quem tenha filhas e sobrinhas estúpidas a precisar de emprego, porque alguns nascem com apelidos que abrem portas, porque há gajas que fodem bem, e porque nós vamos deixando.

Pessoal, “bufem-se”. Bufem-se de forma potente e sonora sempre que souberem deste tipo de compadrios e sempre que vos aparecerem situações injustas e imorais.
E torçam para que volte a haver em Portugal uma entidade que controle situações de uso indevido de poder e corrupção.
(Quem não deve não teme, Sr. Matos. Não se preocupe com as denúncias porque sem provas ninguém é condenado. Aliás, mesmo com provas às vezes é o que é...)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Está aqui um Post mesmo á maneira e com uma discrição de arrepiar! Dá pra sentir mesmo essa indignação e consegue perceber-se pelas palavras k sabes mt bem o k isso é...sabemos todos, né?

Eu relativamente ao k aqui é exposto, tenho k voltar a repetir-me, é o país k temos e mais, as mentalidades k por aí proliferam....essas sim bem meticulosas e preversas!

Ás veze parece-me k voltamos á idade média em k existia a troca directa, isto é, hoje troca-se td...uma ou várias noite de prazer por emprego!! Sim, porque trabalho mt pouca gente o ker...e isto de sermos "invadidos" por carne fresca exportada ainda agravará mais o k aki exponho!
A solução k aqui nos deixas é válida mas pouco eficaz, isto porque que está lá em cima põe e dispõe, tem a faca e o queijo na mão...e a vergonha que poderiam sentir por se divulgar o seu lado negro, pouco os afecta...pessoas deste calibre funcionam msm assim!

É sempre bom pessoal denunciar isto, mas o óptimo era um dia estes senhores e senhoras viverem a situação inversa....

Cumprimentos a todos aqueles que passam por aki...

Tripas



PS: a ti susana um bj especial...eu sei bem o k isso é...

11:50  

Enviar um comentário

<< Home