segunda-feira, dezembro 12, 2005

Post muito sério e sem piada nenhuma

Na sexta-feira passada, dia 9 de Dezembro, o nosso primeiro-ministro e o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, assinaram um Acordo de Parceria Estratégica Global, no Palácio de Queluz.
No mesmo dia na China, morreram 20 pessoas (que se saiba, há pelo menos mais 50 desaparecidas), vítimas de uma repressão policial, que não se via desde Tiananmen.
O que é curioso é que, na mesma altura em Queluz, o nosso querido Sócrates, rapazito tão sensato, equacionava levantar o embargo da venda de armas à China, que até anda tão bem comportadinha…
Não há dúvida que, para o Wen, estar em Queluz foi um bom álibi. No entanto, gostava de saber se arranjar álibis e receber políticos extremamente suspeitos também faz parte das parcerias estratégicas portuguesas para com países tão amigos dos Direitos do Homem, e se será possível termos uma política externa ainda mais lambe-cus.
O dia mundial dos Direitos do Homem foi comemorado recentemente mas parece haver quem pense que isso é apenas o nome de um naperon-de-plástico-com-flores-e-rendas à venda nas lojas dos chineses.