quarta-feira, abril 12, 2006

Médicos Deslavados

Ao que parece 70 % das infecções hospitalares em Portugal devem-se à falta de higiene dos médicos. Estima-se que perto de metade não lava as mãos. Coçam o rabinho enquanto aliviam as azeitonas, mexem nas feridas purulentas dos pacientes, e depois vão comer uma sandes. Tudo isto sempre longe dos lavatórios, do sabonete anti-bacteriano e do betadine.
A equipa dos X Files já está em campo para tentar deslindar porque razão é que, dadas as condições, uma boa parte dos infectados hospitalares não são os próprios médicos. Fox Mulder suspeita que por trás das batas brancas se escondam criaturas verdes, totalmente imunes às bactérias terráqueas.
Dizem que é um problema cultural. Neste caso a cultura da badalhoquice parece ser comum a vários planetas.

(foto aqui)

1 Comments:

Blogger P.A. said...

Conheço quem lida de perto com os blocos operatórios, com as salas de consulta, com os corredores onde os enfermos se queixam. O ar dos hospitais é em si um foco de infecções, muito por culpa de deficientes sistemas de filtragem na ventilação e ares condicionados manhosos (quando existem). Diz-se inclusivé, que quem trabalha diariamente numa unidade hospitalar, desenvolve um sistema imunitário mais resistente que o normal.
Mesmo por muita inépcia atribuida (tal como em todas as profissões, há os bons e os maus, e neste caso, eleva-se a responsabilidade nos erros) aos nossos profissionais mais graduados de saude, custa-me a crer que existam tantos a ter tão grave descuido. Cheira-me a fuçanguice de repórter com jeito para o furo sensacionalista e boçal.
Ou se calhar viu mesmo um gajo esverdeado com três dedos e uma antena no meio da testa a meter o estetoscópio onde não era suposto...

22:37  

Enviar um comentário

<< Home